A moldura do olhar {Sobrancelha}

As mulheres querem se livrar dos pelos em diversas partes do corpo, mas no caso da sobrancelha o cuidado é diferente: o objetivo é manter um desenho bem feito e em harmonia com o rosto. Selecionamos algumas dicas valiosas para tirar os pelos sem erros, consertar ou disfarçar falhas e imperfeições.

Os métodos de depilação preferidos por lá são a velha conhecida pinça ou a cera quente. Ambos imprimem maior precisão ao serviço e o tempo de durabilidade é satisfatório. Quando você se sentar na cadeira do salão, o profissional precisa analisar como é o formato natural das sobrancelhas da cliente, é recomendável que a depilação não descaracterize demais o rosto da pessoa.

Na realidade o melhor é apenas limpar os excessos, sem querer afinar demais. Quanto mais finas as sobrancelhas, maior o risco de errar. Fora que esse tipo de desenho está fora de moda, lembrando que escolher uma boa pinça é importante.

Atualmente o método mais eficiente é o oriental, feito com linha. A técnica deixa o desenho perfeito, limpa minuciosamente o entorno e não prejudica a pele. A cera quente, produto atualmente mais utilizado nos salões brasileiros para essa finalidade, pode deixar, ao longo do tempo, a pele flácida.

Para não se arrepender depois, o ideal é procurar um profissional indicado por uma pessoa conhecida, alguém que tenha ótimas referências. Utilizar a pinça no sentido contrário ao nascimento dos pelos pode provocar falhas.

O passo a passo básico
O maquiador Kaká Moraes, do salão MG Hair, em São Paulo, explica como tirar os pelos em excesso e definir o desenho da sobrancelha:

Manutenção
Nunca tire a primeira vez sozinha”, alerta Kaká Moraes. As pequenas manutenções até podem ser feitas em casa como a retirada dos pelos muito fora do desenho, mas uma visita mensal a um profissional é recomendada para limpar a área sem alterar o formato. “Quem acerta sempre em casa pode afinar demais”, diz o maquiador do MG Hair. “É preciso cuidado, a sobrancelha é importante e define o olhar”, completa. 

Ficou torta: o que fazer?
Uma sobrancelha mais fina que a outra ou comprimentos diferentes estão entre os problemas mais comuns. Nesses casos, “o pior é querer arrumar”, diz Kaká. Segundo ele, se a sobrancelha está com alguma imperfeição, o melhor a fazer é esquecê-la por algum tempo e “deixá-la de molho” até os pelos crescerem novamente. Mas o maquiador também lembra que as duas sobrancelhas nunca ficam idênticas.  

Para disfarçar falhas
A ausência de pelos pode ser contornada com maquiagem. Usando um pincel chanfrado e úmido passe sombra cinza ou marrom de acordo com a cor do pelo por cima da sobrancelha. E para deixar os fios mais arrepiados no lugar é indicado o uso de máscara para cílios transparente.

 Lápis: acho bem bacana, porque dá pra definir bem e você é que escolhe se quer uma sobrancelha mais suave (só preencher as falhas) ou se que ela mais marcada. Algumas opções:

Sombras: são as minhas preferidas, mas isso é porque eu gosto de sobrancelha BEM marcada mesmo. E, pelo menos pra mim, as sombras dão mais esse efeito.

Como recuperar os pelos
Por erros na depilação, fatores hereditários ou hormonais algumas pessoas perdem parte dos pelos da sobrancelha. Mas já existem tratamentos que revertem o problema.

Se os fios estão mais finos e escassos é possível tratar a área com laser de baixa intensidade, que estimula o crescimento. Alguns produtos para uso tópico também funcionam, mas devem ser prescritos por um dermatologista. Mas se a região não apresentar mais pelos, a solução é o implante de fios.

Micropigmentação e fim da “monocelha”

micropigmentação, feita através de uma técnica semelhante à da tatuagem, com desenho milimétrico, imitando o crescimento dos fios. É indicada para casos de falhas simples e ausência total de pelos, comum nos idosos. Além de não agredir a pele, a pintura dura mais de dois anos. Os preços variam de cidade para cidade.

Se o seu problema são as famosas “monocelhas“, ou seja, sobrancelhas juntas, uma solução definitiva é o laser! O Soprano XL elimina os pelos indesejados de forma definitiva e pode ser utilizado em todos os tipos de pele.

O laser de diodo é absorvido pelo pigmento dos pelos e o calor do laser, gradativamente, atrofia os folículos pilosos. O equipamento só não age em pelos brancos. Para eliminar a “monocelha” são necessárias quatro sessões (cada uma custa R$ 200) com intervalo de 45 a 60 dias entre elas. O resultado é visível logo no começo e não é necessário tempo para recuperação. Pode ser utilizado em peles bronzeadas e é o método menos doloroso oferecido no mercado atualmente.

Tonalização
Nada de tentar combinar a cor da sobrancelha com os cabelos! Com a tintura, os fios podem ficar avermelhados e pouco naturais. O processo só é recomendado caso os pelos sejam muito claros ou falhados. O produto utilizado é específico para a região próxima ao olho e aplicado por profissionais.

Dicas importantes:

– Somente retire os pêlos em um intervalo de 20 a 30 dias: Pois este é o tempo que leva para nascerem completamente
– Use escovas infantis ou próprias para pentear as sobrancelhas: a escovação ajuda a manter os fios mais bonitos e arrumados.

As sobrancelhas das celebrities

Veja o exemplo das famosas e se inspire para não errar na hora de tirar as sobrancelhas:

Mariana Ximenes: Testa larga: evite afinar muito as sobrancelhas para não realçar a testa

Camilla Belle: Rosto redondo: evite as sobrancelhas finas, pois elas deixam a face mais rechonchuda

Jennifer Lopez: Rosto oval: os fios arqueados ficam bem

Angelina Jolie: Rosto quadrado: sobrancelhas retas com uma curva mais acentuada na ponta

Reese Witherspoon: Rosto triangular: A sobrancelha deve ser fina, ligeiramente arqueada para o olhar ficar mais leve

Lucy Liu: Olhos pequenos: para levantar o olhar mantenha sempre limpa a parte debaixo das sobrancelhas

Jessica Biel: Olhos separados demais: evite arquear as sobrancelhas. Deixe o formato quase reto e limpe o necessário nos cantos internos

Alexa Chung: Olhos muito juntos: limpe bem os cantos internos para dar a sensação de que os olhos estão mais separados

Gisele Bündchen: Aparência de nariz grande: cuidado com a curvatura acentuada nos côncavos internos das sobrancelhas ou, dependendo do caso, sobrancelhas muito finas, que ainda deixam a aparência envelhecida

Kate Winslet: Olhar triste – preste atenção nas sobrancelhas com curvatura para baixo, principalmente nas pontas. Opte por design mais na horizontal

Penelope Cruz: Olhar zangado: prefira desenho das sobrancelhas que imita o acento circunflexo. Retirar muito no canto interno as sobrancelhas, ultrapassando as linhas internas do começo dos olhos

Vejam que é comum em todas famosas a sobrancelha com traço natural. Gostaram das dicas meninas? Bj Vivi 😉

Fonte: IG, GLOSS (Chata de Galocha)

Viviane Oliveira:
Avatar Vivi é estudante de turismo e colaboradora do Vida Cor de Rosa.
13 comentários Adicione o seu
  1. Angelina Jolie é a melhor depois da lindíssima Juliana Paes!
    Amo e queria saber fazer as minhas tão perfeitas quanto no salão!
    AMEI…

    [Reply]

  2. amei esse post,eu geralmente só limpo,adoro o formato das minhas sombrancelhas,ahh gente importante saber que tirar com cera pode causar sérios problemas como descolamento de retina,melhor com pinça mesmo

    [Reply]

  3. Eu fui a uma design de sobrancelhas a pouco tempo no Centro do Rio, e ela é perfeita! O preço não é muito alto, e vale a pena o resultado! Quem quiser o tel, só me pedir!

    As dicas que ela me deu foram: escovar as sobrancelhas todos os dias para estimular o crescimento dos fios, e NÃO passar rímel, pois ressecam e pode levar a queda.

    Beijos!

    [Reply]

  4. O melhor mesmo é tirar com a pinça, essas pinças da TWEEZERMAN além de lindas são ótimas.. O ruim é o preçinho, mas eu compro na Época Perfumaria, lá eles parcelam e tem um preço ótimo e o atendimento é excelente. Vale a pena !

    [Reply]

  5. O endereço é: Rio Branco, 135 sala 201.
    Telefone: 2232-5232
    O nome da profissional é Regina.

    Bem que eles podiam me dar um desconto depois desse merchan..rs

    Beijos!

    [Reply]

  6. Ola!

    O laser de diodo e usado para adensamento e crescimento do couro cabeludo em clinicas avancadas de tricologia.

    A informacao que vc nos passa e de que esse laser, o de diodo, atrofia o foliculo piloso.
    Eestou confusa
    att
    silvia

    [Reply]

    Avatar

    vivi Reply:

    Olá Sílvia, essa é uma opção pra todos os tipos de pele, pois alguns lasers são só para pele clara. Este tratamento pode ser usado em todo tipo de depilação, de acordo com o Dr. Roberto Barbosa Lima (dermatologista), mas colocamos no blog apenas no caso de remover os pelos entre as sobrancelhas (monocelha). “O resultado a ser esperado com a depilação pelo Laser de Diodo é a redução definitiva dos pêlos, mas isso pode variar de acordo com cada caso e localização do tratamento, devido à porcentagem de fios em fase de repouso e à características pessoais de cada indivíduo. É importante ressaltar que os folículos pilosos têm um grande poder de regeneração e podem voltar a produzir os pêlos depois de algum tempo, principalmente se houver a ocorrência de distúrbios hormonais. Quando isto ocorre, geralmente os pêlos são mais finos, claros e de crescimento mais lento.” Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista
    Espero ter ajudado e tirado suas dúvidas. Bjs, Vivi.

    [Reply]

  7. olá pessoal,

    depois que tive meus filhos percebi que meus pêlos do corpo diminuíram muito, inclusive os da sombrancelha. Hoje minhas sombrancelhas são bem mais ralas do que já foram. Vcs já viram algum caso assim? O que poderia ser feito para que engrossassem novamente?
    obrigada,

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *