7 mitos ou verdades: CABELOS

O que ajuda ou prejudica os fios..

1- Usar bonés e prender o cabelo pode agravar a queda: EM TERMOS. Se usado com o cabelo úmido, o boné ou elástico pode aumentar a proliferação de fungos, agravando a queda. Usados com parcimônia, sem estarem apertados e com os cabelos secos, não há problema.

2 – Dormir com o cabelo molhado facilita a queda: VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e, consequentemente, a queda de cabelos.

3- O estresse estimula a queda capilar: VERDADE. Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. Porém, normalmente, a perda de cabelo por conta disso não é definitiva e ele voltará a crescer.

4- Cortar o cabelo na lua cheia acelera o crescimento: MITO. As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, a três ou quatro milímetros de profundidade. Nossos cabelos nada mais são do que células mortas impregnadas de queratina. Portando, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

5- A água do mar é boa para os cabelos oleosos: VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.

6- Cortar regularmente evita a queda: MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influi na queda. Os fios são um pouco mais grossos na base, perto da raiz, do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte.

7- Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda: MITO. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda e que vão cair de qualquer forma. Vale lembrar que existem fases em que o cabelo cai mais e em outras menos – elas integram o processo natural de renovação capilar.

Fotos: Reprodução / Matéria: Msn Mulher

Tuilla Barros:
Tuilla Barros Tuilla é admiradora de tudo que envolve MODA, editora do BLOG Vida de Cor de Rosa e dona das lojas que levam o mesmo nome.
5 comentários Adicione o seu
  1. Essa parte do estresse eu conheço beeem! Ano passado eu fiz vestibular e senti isso no cabelo =/
    Acho que a alimentação interfere muito, também.
    Uma coisa: essa parte de dormir com o cabelo molhado… Pois a Pantene lançou aquele Tratamento Noturno, conhece? Daí é pra passar antes de dormir, e quando usa no cabelo seco fica horrível, ainda mais se for muito fino como o meu! Nem td é perfeito rs

    [Reply]

    tuilla

    tuilla Reply:

    Verdade, como a Pantene e acho que tem outra marca também que tem esse tratamento noturno… lança um produto, se dormir com o cabelo molhado não é bom?? vou procurar saber sobre isso… rsrs

    [Reply]

  2. Adoro esse tipo de post porque acaba com aquelas velhas histórias nada a ver que ouvimos quando criança e passamos a vida seguindo sem saber se e verdade ou não…

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *