Melhores destinos para Lua de mel [Brasil]

A Lua-de-Mel não é um simples passeio de férias, mas sim a primeira e a mais importante viagem romântica que um casal faz, marcando o início de uma nova etapa em suas vidas. É a primeira oportunidade onde marido e mulher deixam suas rotinas para desfrutarem essa experiência que tem data para começar, mas não tem para terminar.

Apesar da afirmação de que casais apaixonados transformam qualquer lugar nada especial em um destino romântico, na prática, não é bem assim. O ideal é procurar um cantinho onde possam descansar e onde a intimidade seja favorecida para a adaptação de ambos à vida em comum. Nos dias de hoje, para tentar facilitar e baratear a viagem de núpcias, muitos casais optam pela “lista de Lua-de-Mel”. Os convidados então podem presenteá-los pagando uma parte da viagem ao invés de dar presentes que muitas vezes podem não ter tanta utilidade.

Jericoacoara – CE

Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública.  As lagoas são as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras.

Passeios

Lagoa de Jijoca

A lagoa de águas transparentes e areia fininha fica a meia hora de bugue de Jeri. A dica é curtir, primeiro, o lado rústico do espelho d´água, na área conhecida como Lagoa Azul, que oferece passeios de jangada. O roteiro pode incluir ainda as dunas da Barrinha e as praias do Riacho Doce e do Preá.

Duna do Pôr do Sol

O final de tarde é clássico em Jeri, levando turistas e nativos ao alto da duna do Pôr-do-Sol, no canto esquerdo da praia de Jericoacoara.

Toque Romântico

  • Visitar no final de tarde, o alto da duna do Pôr-do-Sol, no canto esquerdo da praia de Jericoacoara. Por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar e ao longo do espetáculo, a duna, de 30 metros, muda gradativamente de cor, indo do amarelo ao cor-de-rosa. Para descer, experimente praticar o sandboard – surf na areia – em pequenas pranchas de madeira.
  • Passeio de bugue até a praia de Tatajuba, um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio. O lugar tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo.
  • Aproveitar a vida noturna de Jeri, que é bastante animada. O ponto de encontro é o Planeta Jeri, na rua Principal, pertinho da praia. Rock’ n’ roll e caipiroskas agitam a galera, que de lá segue para os forrós ou para o Mama Africa, um bar ao ar livre onde o reggae domina as caixas de som.
  • Funcionando a base de energia solar, o farol, talvez seja o melhor lugar para se ver o nascer do sol em Jericoacoara. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

Paraty – RJ

A pequena, a charmosa e histórica cidade, incrustada entre a serra e o mar, oferece de tudo um pouco.  Considerada Patrimônio Histórico Nacional (pela Unesco), preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época das construções de seus casarões e igrejas que traduzem um estilo de época.

A Baía de Paraty, com suas praias e ilhas ainda em estado selvagem, é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. Com águas claras e calmas. Este é sem dúvida um passeio que agrada a todos, de todas as idades e estilos. Passeios de grandes escunas ou pequenas traineirase outras opções para curtir o mar de Parati.

Praia Antiguinhos, está entre as 10 melhores Praias do Brasil O Guia Quatro Rodas de 2009 que elegeu as campeãs em beleza natural, conservação, localização e limpeza das águas.  Antiguinhos tem mais uma surpresa: dois riozinhos no canto direito que são ideais para tirar o sal do corpo.

Trindade é uma vila de pescadores com cenários paradisíacos. As praias de Trindade são a Praia Brava, a Praia do Cepilho (muito procurada para surfe), a Praia dos Ranchos, a Praia do Meio (onde barqueiros oferecem passeios turísticos), entre outras. A Praia das Figueiras ou Praia dos Pelados é famosa pela prática do naturismo. O local está preservado e está cercado pela beleza da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

O prazer da boa gastronomia você encontra em Paraty. Com inúmeras opções de restaurantes, alguns com música ao vivo da melhor qualidade, a cidade oferece o melhor da culinária internacional até saborosa cozinha caiçara, com sua exuberância de peixes e frutos do mar.

Serra Gaúcha – RS

Imagine vocês dois em uma região fria situada em encostas de morros, aquecidos por uma lareira, degustando um saboroso vinho com um foundue. Esse ambiente acolhedor e rústico é a cara das Serra Gaúcha. Formadas por cidades como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Garibaldi, distantes cerca de 100 quilômetros da capital Porto Alegre, as Serras Gaúchas oferecem requinte e paz para uma viagem a dois. Devido ao clima frio durante boa parte do ano, por sua beleza arquitetônica e natural e pela produção de vinhos e espumantes, a região se tornou um dos lugares mais procurados para quem busca uma opção verdadeiramente especial para passar a sua Lua-de-Mel.

Gramado, por exemplo, é uma das mais famosas cidades da região, principalmente por apresentar opções de lazer e descanso para todos os tipos de casais. Os que querem maior contato com a natureza podem se aventurar nas cachoeiras, canyons e montanhas do Parque Knoor, que oferece várias trilhas para serem feitas a dois, com muito romantismo. Para quem só quer saber de namorar, um jantar a luz de vela com um com vinho num dos ótimos restaurantes da cidade é a melhor pedida. Além disso, uma sugestão de passeio irresistível é o de Maria Fumaça, que faz seu percurso por paisagens deslumbrantes.

Já a vizinha Canela tem um charme diferente. A cidade, que fica a alguns minutos de Gramado, é visitada pela maioria dos turistas que vão até as Serras Gaúchas. Procurada por casais mais jovens, Canela oferece a seus visitantes a prática de treking, mountain bike, cavalgadas, montanhismo e rafting, tudo feito bem juntinho da natureza. Durante a noite, os melhores restaurantes e hotéis organizam programas para serem feitos a dois, num clima totalmente romântico e inspirador.

Angra dos Reis – RJ

No litoral do estado do Rio de Janeiro, na conhecida região da Costa Verde, está Angra dos Reis, a 170 quilômetros da capital. Ao todo a cidade abriga 364 ilhas e aproximadamente duas mil praias. É cercada de uma lado por Mata Atlântica e de outro pela vegetação da Serra do Mar, que fez com que Angra seja um lugar muito calmo e tranqüilo, ideal para sair da rotina e passar sua Lua-de-Mel. A região é um dos pontos mais sofisticados e luxuosos do litoral carioca e por isso é recomendada a recém casados que querem uma opção mais exclusiva e diferenciada.
Chegando em Angra, não deixe de fazer um passeio de saveiro ou escuna. Não vai ser difícil achar um roteiro que agrade aos nubentes pela infinidade de opções existentes, algumas até com parada em restaurantes localizados literalmente no mar. Quer programa mais charmoso e romântico que esse?

Casais em núpcias também não devem deixar de fazer o passeio até o Saco do Céu, um dos lugares mais bonitos da região. E para quem gosta de mergulhar, nas Ilhas Botinas, por exemplo, existe uma imensa variedade de corais e peixes no fundo de suas águas, atração capaz de instigar qualquer visitante a dar um mergulho.

Costa do Sauípe – BA

Situado no Litoral Norte da Bahia, a 70 quilômetros do Aeroporto Internacional de Salvador, a Costa do Sauípe se tornou um dos megaempreendimentos mais procurados por quem quer passar a Lua-de-Mel no Brasil, mas com toda infra-estrutura e qualidade internacional. O complexo é formado por cinco hotéis de luxo e seis pousadas temáticas, cada uma representando uma cultura diferente.

Além do cenário com areia branca e coqueiros por todos os lados, a Costa do Sauípe montou uma autêntica vila baiana, a Vila Nova da Praia, para fazer os visitantes sentirem e conhecerem a cultura local bem de perto. A área gastronômica da Vila é um capítulo à parte. Restaurantes e barzinhos com mesas nas calçadas disputam a atenção dos casais e namorados que os freqüentam.

Nos 15 restaurantes da Costa do Sauípe, os casais em lua-de-mel são brindados com uma autêntica festa multicultural, que integra as tradições à mesa de países como a França, Itália, Japão e o Brasil, com as peculiaridades dos sabores típicos da Bahia.

As opções de diversão são tantas que vai ficar difícil saber por onde começar. Só para se ter uma idéia, são 66 hectares de campos de golfe, um estábulo com cavalos Manga Larga Marchador, um centro náutico para a prática de jet ski, caiaque, windsurfe, Wind glider, pedalinho, pesca, nautimodelismo, body board e um centro esportivo com 4 quadras poliesportivas, futebol society, 15 quadras de tênis, 4 quadras de padle e 2 de squash com ar condicionado. E quando a noite cair, se o casal preferir, pode se divertir nos animados bares do Axé, do Nordestino, Coco ou no mais animados de todos, o Bar Brasil.

Neste lugar elegante, divertido, de muito sol, águas transparentes e leve brisa embalando os coqueiros, o casal com certeza terá a Lua-de-Mel dos seus sonhos, sendo certamente uma ótima maneira de começar esta nova vida.

Dicas importantes:

* Depois de meses planejando a Lua de Mel não se esqueça de planejar também a bagagem para evitar o risco de no meio da viagem ver que não tem o que vestir.

* O ideal é fazer com que as férias de ambos coincidam com a época do casamento. Assim, poderão ficar mais tempo juntos e aproveitar ainda mais a Lua de Mel.

* É bom que as reservas de hotéis ou compra de pacotes sejam feito com bastante antecedência para que não haja nenhum tipo de imprevisto.

* Se a viagem for oferecida por parentes e amigos, compre lembrancinhas da região para presenteá-los quando retornarem. É uma maneira simples e afetuosa de demonstrar fratidão pelos inesquecíveis dias vividos.

Bjks, Vivi ♥

Viviane Oliveira:
Vivi é estudante de turismo e colaboradora do Vida Cor de Rosa.

Leia também...